O Bloco de Esquerda, arrancou, no passado sábado (24 de Abril), com a sua 1ª iniciativa no concelho do Alandroal, mais concretamente no Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal.
Tratou de um debate em torno do “Alqueva”, o impacto do projecto da “Refinaria Balboa” nas populações ribeirinhas, e o impacto económico do grande lago na região.
Fomos presenteados com um auditório bastante preenchido, o que nos enche de orgulho e nos incentiva ainda mais a trabalhar em prol de um desenvolvimento sustentável no nosso concelho.
A mesa de debate foi composta por 5 elementos. A camarada Rita Calvário (Deputada do Bloco de Esquerda), João Grilo (representante do Movimento Unidade e Desenvolvimento de Alandroal), Felix Donoso (Plataforma Ciudadana Refineria No), João Claro (Ambientalista) e o camarada Nuno Coelho (Núcleo do Bloco de Esquerda do Alandroal) como moderador do debate.
As 4 intervenções da mesa foram unânimes no ponto fulcral do tema em debate:
“O projecto da Refinaria de Balboa, com a configuração que foi objecto de análise, é susceptível de provocar impactes negativos em território português, em particular sobre a qualidade das massas de água, designadamente a albufeira de Alqueva e o trecho do rio Guadiana a jusante”.
(ver Avaliação do Impacte Ambiental Transfronteiriço- Parecer sobre as informações fornecidas pelas Autoridades de Espanha, nos termos da Directiva 85/337/CEE, alterada pela Directiva 97/11/).
Findo o debate houve ainda tempo para a colocação de questões/sugestões à mesa de debate (6 participações do público), 4 sugestões/comentários e 2 questões. As questões colocadas foram esclarecidas pelo Felix Donoso e pelo camarada Nuno Coelho.
O almoço/convívio que se seguiu, teve a participação de cerca de 50 pessoas, e também aqui houve unanimidade, no que se refere à ementa apresentada: a Caldeta de Peixe do Rio e o Borrego Assado no forno (tudo produtos da gastronomia local/regional) estavam divinais!
Ainda houve tempo para fazermos em conjunto uma pequena digressão pela nossa actual sede e por Juromenha (esta nossa bela vila cujo património histórico se degrada a cada dia que passa).
O balanço deste 1º evento é “bastante positivo”, não só aos nossos olhos mas também aos de quem aderiu e participou. Esperamos que os próximos sejam no mínimo idênticos a este.
VIVA O BLOCO DE ESQUERDA!
VIVA O ALANDROAL!
Sem comentários:
Enviar um comentário